Ressabiado por favor...

Ressabiado: adj. que ressabia; (fig.) desconfiado; espantadiço; farto de; saturado; desgostoso; melindrado.

Wednesday, January 31, 2007

Ressabiando acerca da IVG

Sempre me considerei uma pessoa liberal e bastante tolerante com os outros (embora as vezes não o aparente!) . Mas por mais tempo que passe, não me consigo convecer, que votar sim no proximo referendo sobre a IVG, (Interrupção voluntária da Gravidez-11 Fev 2007) seja algo de bom para a humanidade, e Portugal em particular. Compreendo que a lei está mal feita ao penalizar apenas a mulher e que se calhar devia penalizar também o homem. Sou capaz de perceber também que há determinadas situações em que o aborto será uma forte opção (mas nem sempre a única), como por exemplo no caso de uma violação. Mas concordar com opção indiscrimnada de uma mulher(ou uma forçada por um homem, pq pode acontecer) poder abortar até as 10 semanas? Com isso não consigo concordar? Não é porque sou ótario e penso que um feto às dez semanas é um ser humano. Mas sim pq existe uma possibilidade muito forte de o ser. Isto ninguém o pode negar. Como homem da ciência tb sei que existe a forte possibilidade de esta vida ser a única, e portanto não posso aceitar a IVG como uma opção válida quando feita sem qualquer critério.

Mas o que me chateia mais nisto tudo é no fundo, a falta de opção no referendo... explicando ou votas sim ou votas não. Ou és a favor de abortar indiscriminadamente ou não és! e as pessoas como eu? Quem acreditam que há situações onde se deve ajudar se necessário, mas que o aborto não deve ser fornecido como primeiro recurso. Estamos fodidos basicamente. Eu vou ser obrigado a votar não por falta de opções. Estranho não é?

Para esta situação recordo-me de vários ditados: "nem oito, nem oitenta; não podes agradar gregos e troianos; a virtude está no meio"

8 Comments:

  • At 02 February, 2007 19:14, Blogger Paula said…

    Estava a ver que não te pronunciavas!
    Já discutimos isto e fiquei (bem) impressionada com a franqueza do teu post.
    Não posso é deixar de tentar esclarecer-te (ou não estivesse eu em campanha renhida) que a pergunta a que vais responder não é "és a favor do aborto indiscriminado ou nao". Toda a gente com dois dedos de testa, é contra.
    A pergunta é mais especifica: sabendo que vai haver sempre mulheres que tenham que recorrer ao aborto por ser a melhor (ou única) opção, achas que deve ser julgada ou achas que se lhe deve dar as condiçoes necessarias para o fazer em segurança?

    Se votares não, fica como está - mal.
    Se votares sim, muda. E se da mudança advier mais mal (do que está agora) que bem, cá estaremos para o resolver.

     
  • At 03 February, 2007 16:04, Blogger HC said…

    Bem se eu tivesse garantias que seria isso que iria acontecer eu até concordaria em contigo, mas não tenho essa confiança... por isso nao posso votar sim... até porque não sou a favor de despenalizar o aborto, para todos os casos, que fique bem entendido. Nem muito menos que só a mulher seja penalizada por abortar.

     
  • At 03 February, 2007 19:15, Blogger Paula said…

    Já tentei explicar-te isto também:
    Só a mulher é penalizada por abortar porque se o crime de aborto já foi cometido, não há como provar quem é o pai.
    Mas a partir do momento em que dizes que a mulher deve ir parar à cadeia por tê-lo feito, então nada mais há a discutir.
    Espero é que te mantenhas coerente e quando souberes de quem o tenha o feito, chames a polícia e dês a cara.

     
  • At 04 February, 2007 17:00, Blogger HC said…

    Como já referi eu não vejo a preto e branco, e compreendo perfeitamente que certas situações sao compreensivas e que nesses casos ninguem deve ser penalizado. Noutros não. Não só a mulher, como qualquer pessoa envolvida no processo(médicos,etc, incluindo pessoas que sabem e calam!)

    Se concordo em despenalizar o aborto e facultar meios para o fazer? sim claro! em qualquer situação? não! e mais não preciso de dizer!

     
  • At 04 February, 2007 18:53, Blogger Paula said…

    Eu não ia responder mais, porque de facto a discussão acabou quando disseste claramente que nao concordas com a despenalização, até ás 10 semanas, por opção da mulher, em estabelecimento de saúde autorizado.
    Mas fiquei curiosa e tenho que te perguntar uma coisa: quem é que tu achas que és para decidires sobre as situações em que a despenalização seria válida? Como é que podes presumir que sabes o que vai na cabeça e na vida de cada um/uma?

     
  • At 05 February, 2007 13:15, Blogger HC said…

    Oh Paula ...

    Eu sou um cidadão como outro qualquer , e as minhas opiniões são tão válidas como as dos outros. E se eu acho que na minha sociedade o aborto não deve ser efectuado em todas as situações, estou no meu direito. Qualquer pessoa consciente também te saberá enumerar varias situações em que ele será válido e varias em que as razões são para o fazer são egoistas!

     
  • At 05 February, 2007 18:05, Blogger Paula said…

    Oh Waffles...

    Ok, continuas no *tu*, na *tua* sociedade, no *teu* direito. Imagino que o teu ideal de sociedade tem-te como ditador. Ok.

     
  • At 05 February, 2007 19:24, Blogger Unknown said…

    Eu vivo em sociedade logo ela também é minha! Se eu quisesse ser um ditador juntava-me a politica!

     

Post a Comment

<< Home